apresentação perfeita

Hora de criar a apresentação perfeita?

Fazer uma apresentação perfeita é tão difícil como o termo sugere. É necessários preparação e conhecimento, em especial conhecimento sobre o que deve ser feito e como deve ser feito. Algumas pessoas se recusam ou simplesmente não se preparam para apresentações por puro desleixo, enquanto que outras acabam fazendo apresentações ruins por ansiedade e medo. A verdade é que a diferença entre uma boa apresentação é uma apresentação ruim acaba sendo ditada pela preparação do apresentador. Tendo isso em conta, segue um verdadeiro tutorial para aumentar as suas chances de fazer a apresentação perfeita.

apresentação perfeita

Levantando dados

O primeiro passo é recolher toda a informação que vai estar presente na sua apresentação. É nesta etapa que você vai recolher as informações mais relevantes e necessárias. Note que é aqui onde muita coisa vai ter que ser ignorada uma vez que, a depender do nível de sofisticação do tema da sua apresentação, pode haver muita informação que não é suportada por fontes seguras o bastante. Isso normalmente acontece quando o tema da apresentação é relacionado a ciência.

Separando o que pode e o que não pode ser usado

Aqui você deve ter cuidado com os conteúdos de terceiros. Por exemplo, imagens ou até vídeos que podem ser úteis para sua apresentação não necessariamente devem ser usados. Certifique-se de que o proprietário do conteúdo permite o uso por terceiros. Em apresentações de faculdade ou outros tipos de apresentações simples, esse tipo de cuidado pode ser dispensado, ainda que seja recomendado para evitar problemas.

Criando os slides por conta própria

Vivemos em uma era em que a incompatibilidade de software está em alta. Você faz a sua apresentação no software do seu computador e a mesma não abre em outros computadores. Pensando nisso, é necessário usar um aplicativo para fazer slide confiável que trabalhe com os formatos mais acessíveis. O Adobe Spark é perfeito para isso, por ser fácil de usar e por funcionar em qualquer computador com um navegador e acesso à internet. Qualquer outro aplicativo para fazer slide geralmente pede a instalação ou até pagamentos.

Praticando antes de apresentar

Um dos segredos dos grandes palestrantes é se filmar praticando antes de fazer a apresentação para valer, desse jeito é possível corrigir maneirismos e fazer as correções necessárias. Também é recomendado chamar alguns colegas que entendam do assunto para participarem de um ensaio.

Passe a bola para a audiência no encerramentoapresentação perfeita

Grandes apresentações fazem a audiência pensar ou tomarem ação. Uma grande apresentação deve ter uma boa CTA, Call to Action = Chamada para ação. Por exemplo, em uma apresentação sobre preservação ambiental, não fique só falando sobre o meio ambiente, mostre para a audiência o que pode ser feito para ajudar.

Prática é o que realmente leva a perfeição

No fim das contas, a experiência é fundamental para qualquer pessoa, em qualquer ramo de atividade. Nossas dicas podem ajudar, mas uma pessoa inexperiente vai sentir uma dificuldade que é natural para qualquer iniciante. O melhor que você pode fazer é não se pressionar muito se estiver começando.